quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A trave e o cisco

"Não julgueis, para que não sejais julgados, porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

E por que reparas tu no cisco que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no seu olho?" Mt 7:1-4

Eu ficava imaginando como uma pessoa com uma trave nos seus olhos, era capaz de ver o cisco nos olhos de outra pessoa...ou pelo menos tentar ou querer tirá-lo de lá. Não estaria ele cego por causa da trave?

Mas a resposta veio ontem. A pessoa que tem a trave diante dos seus olhos, ao olhar para os outros, vê somente a trave. Assim, ela pensa que todos estão com aquele problema, quando na verdade o problema é todo dela.

Por exemplo, uma certa pessoa tem um sério problema com a "crítica". Dessa forma, essa trave chamada "crítica" está diante de seus olhos o tempo todo; ao conversar com sua mãe, a pessoa com a trave acha que é sua mãe que está vendo defeitos em tudo que os seus filhos fazem; ao encontrar com o amigo, ela acha que este só reclama das coisas que tem; ao encontrar com o chefe, ela acha que seu superior só sabe criticar todas as suas ações no trabalho.

No final do dia, essa pessoa enxergou o defeito da crítica nos homens e mulheres que encontrou, julgando assim, a deficiência dos olhos dos outros, sem perceber que a crítica está, na verdade, nos seus próprios olhos.

Você pode querer saber como os olhos demontram tudo isso. Jesus diz que "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz" Mt 6:28. O ditado popular "os olhos são a janela da alma" também exprime esse conceito.

A maneira que nós olhamos os outros reflete o que temos dentro dos nossos corações. O olhar reflete o que temos em nosso interior.

A pessoa que não reconhece que tem uma trave em seus olhos, com certeza verá a sua própria trave nos olhos dos outros, e pior do que somente ver, ela tentará tirar dos olhos alheios algo que simplesmente não existe, ou que não está na mesma proporção do que está em seus olhos.

Isso causará sérios problemas para a pessoa que somente tinha um cisco incomodando...poderá ser muito machucada ou até mesmo perder a visão por causa de alguém que está cego por uma trave.

"Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, cuidarás em tirar o cisco do olho do teu irmão" Mt 7:5

Jesus está ensinando nessa passagem, que alguém que está cego por seus próprios problemas, deve primeiro procurar ser curado, a fim de que ele possa, com os olhos sãos, ajudar os outros; dessa forma, também Jesus está protegendo os olhos das pessoas de serem machucados por mãos que nunca encontrarão uma trave neles.

"Poderá um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova?" Lucas 6:39

Creio que Jesus quer que ajudemos os outros em suas deficiências e problemas, mas antes disso, devemos prestar atenção, se não estamos vendo o que não existe na vida do outro, mas na nossa...

Com a perspectiva certa, veremos que o que está nos olhos dos outros podem ser apenas ciscos. Alguém com os olhos sãos pode simplesmente cuidar do outro sem machucá-lo...

irá somente pedir licença...

...e com amor soprar o cisco para fora da vida de seu amigo...

Nenhum comentário: